A lipoenxertia é um procedimento cirúrgico que se caracteriza por utilizar a gordura corporal removida em um processo de lipoaspiração e usá-la como enxerto em outras regiões do corpo.
Normalmente esta técnica é indicada para correção de pequenas imperfeições e irregularidades, além de servir para aumentar o volume de algumas regiões, principalmente dos glúteos.
As áreas mais beneficiadas com este procedimento são aquelas onde a colocação de prótese de silicone é menos indicada, pois, nestes casos, utiliza-se a lipoenxertia com gordura retirada do próprio paciente, a fim de evitar possíveis rejeições.
Além de ser utilizado para resolver questões puramente estéticas, este procedimento também é bastante indicado em cirurgias reconstrutoras, visando reparar deformidades congênitas ou adquiridas, e também em decorrência de traumas, acidentes e tumores.
O resultado estético costuma ser bastante satisfatório e refinado, pois é possível dosar com maior precisão a quantidade de gordura a ser injetada, além de trabalhar com material biológico que promove um resultado muito natural.