A blefaroplastia é uma cirurgia plástica de pálpebras cujo objetivo é remover o excesso de pele e gordura da região dos olhos, além de reposicionar as estruturas a fim de remover as rugas e marcas de expressão que causam uma aparência mais cansada e envelhecida.
Este procedimento pode ser realizado tanto na parte superior quanto inferior das pálpebras, sendo muito utilizado também em associação com a aplicação de toxina botulínica, visando potencializar os resultados.
A blefaroplastia permite melhorar os problemas de flacidez decorrentes do acúmulo de dobras, que além de atrapalhar o contorno natural das pálpebras também pode comprometer o campo visual do paciente devido ao excesso de pele na região.
A cirurgia demora cerca de uma hora e é realizada sob anestesia local com sedação. Uma vez que as incisões são realizadas nas dobras naturais das pálpebras as cicatrizes ficam praticamente imperceptíveis dentro de algumas semanas.
Após o procedimento, é natural o aparecimento de manchas roxas e inchaço na região, sendo que ambos desaparecem gradualmente dentro de alguns dias.
Durante o pós-operatório, é recomendado repouso relativo durante três dias, bem como a realização de compressas geladas constantemente, principalmente nos primeiros dias.
Também é preciso evitar calor, banhos quentes, exposição solar e esforços excessivos. Dentro de algumas semanas já é possível observar os efeitos do procedimento, embora o resultado final possa levar alguns meses para se concretizar.