O lifting facial, também conhecido como ritidoplastia, é uma cirurgia de rejuvenescimento muito procurada por homens e mulheres que buscam recuperar a suavidade facial perdidas ao longo do tempo.
O objetivo do procedimento é reduzir as rugas da face e do pescoço, além de melhorar a flacidez e remover o excesso de pele do rosto, proporcionando um aspecto mais jovem e delineado. Esta cirurgia é indicada para tratar rugas profundas, dobras e marcas de expressão, além de melhorar casos de pele em excesso, principalmente na região das bochechas e do pescoço.
Normalmente este procedimento é realizado com anestesia geral ou anestesia local com sedação e o tempo de operação depende da complexidade do procedimento.. Logo após o procedimento, é comum o aparecimento de manchas roxas e de inchaço na pele, sendo recomendado o uso de ataduras durante as primeiras 24 horas para evitar sangramentos e auxiliar na cicatrização.
Além disso, se orienta que o paciente evite exposição solar, não realize esforços físicos intensos, tenha uma dieta baseada em líquidos durante os primeiros dias e utilize compressas geladas no rosto. Cerca de duas semanas após a cirurgia já é possível retornar às atividades gradualmente.
Procedimentos como blefaroplastia, preenchimentos faciais e aplicação de toxina botulínica podem ser realizados em conjunto com a cirurgia de lifting facial a fim de potencializar os resultados, promovendo um maior rejuvenescimento à face.